Ação Social



Cidadania

  Comprometida com ações que visam o desenvolvimento social da população, a CIMSAL participa de eventos e executa doações com a finalidade de enaltecer o espirito solidário.

   A CIMSAL desenvolve os seguintes projetos:

1. Programa PCD – Onde oferece oportunidades de trabalho para pessoas com deficiência. Para participar do programa envie o currículo para uma de nossas unidades.

2. Jovem aprendiz – Em parceria com o SENAC e CIEE participamos do programa Jovem Aprendiz. Empregando aprendizes entre 14 e 24 anos incompleto.

3. APAE – A Cimsal foi premiada com o Selo Empresa Amiga da APAE – Mossoró em 2011. Continuamente a empresa colabora para os programas de atendimento especializado da instituição.

4. Abrigo Amantino Câmara – Doação e arrecadação entre seus colaboradores , familiares e amigos alimentação e produtos de higiene pessoal para serem doados aos idosos do abrigo.

5. Dia das Crianças – No mês de Outubro a empresa realiza a entrega de brindes e lanches para as crianças do ensino infantil de escolas da zona rural das comunidades de Piquiri e Pedrinhas. Onde fica localizado nossas unidades industriais.

6. Natal das Crianças – A exemplo do Dia das Crianças, a CIMSAL realiza o Natal das crianças do ensino infantil que residem nas comunidades de Pedrinhas e Piquiri.

7. Verão Limpo – No mês de Janeiro a empresa patrocina as camisas para a realização da operação de limpeza nas praias no município de Areia Branca (RN), onde colaboradores e moradores do município são os integrantes do projeto.

8. Projeto Recuperação de Manguezal: trata-se de uma atividade voltada à produção própria de mudas na empresa e seu posterior plantio nas áreas internas onde o mangue esteja em falta (geralmente áreas limpas às margens do Rio Apodi-Mossoró). Não há uma área determinada de plantio em relação à tamanho, as áreas para plantio são escolhidas de acordo com a necessidade (baixa presença de plantas nativas). Tem grande importância na recuperação da cobertura vegetal original do ecossistema “mangue”, contribuindo para a manutenção da mata ciliar e seus consequentes benefícios para o rio (baixa erosão, por exemplo).

9. Projeto Margem Viva: compreende o plantio de mudas diversas (20 espécies ao todo) em áreas degradadas das margens do Rio Apodi-Mossoró. Nesse caso, o projeto é totalmente externo ao perímetro da empresa. A área total a ser plantada é de 29,18 ha, dividida em diversas pequenas áreas ao longo do rio. A primeira etapa corresponde a 50% da área total (14,59 ha) e está em pleno desenvolvimento. A importância do projeto está em recuperar de maneira total áreas onde a mata ciliar foi total ou parcialmente retirada por terceiros, prejudicando a manutenção do curso do rio, promovendo erosão demasiada, afetando a fauna e flora nativa, etc.

10. Treinamento em Educação Ambiental: trata-se de uma capacitação de todos os colaboradores da empresa na área ambiental, voltada ao ambiente hipersalino onde a empresa está inserida. O treinamento é ministrado por profissionais da área contratados (SENAI, consultorias, etc.) ou do próprio quadro da empresa devidamente habilitados. A importância do treinamento reside no fato de que todo colaborador deve conhecer o meio ambiente de trabalho ao qual pertence, de maneira que as contribuições individuais de cada um possam ser melhor aproveitadas na área ambiental, que é atualmente um dos setores que requerem maior atenção de todos e onde as cobranças são cada vez maiores e necessárias.

11. CIMA: é a Comissão Interna de Meio Ambiente, uma junta de profissionais de diversos setores da empresa (produção, beneficiamento, manutenção, etc.) que se reúnem ordinariamente a cada mês e extraordinariamente sempre que necessário para discussão, deliberações e decisões quanto às questões ambientais da filial onde todos trabalham. É de suma importância para um entendimento por todos das questões ambientais, das condicionantes das licenças expedidas pelos órgãos competentes, para uma melhor limpeza e conservação de toda a área da unidade, atualização de leis ambientais, etc.