PRODUÇÃO E BENEFICIAMENTO


A Cimsal utiliza a água do mar como matéria-prima, um recurso renovável e inesgotável. A água do mar é captada do Rio Mossoró e bombeada para dentro de uma seqüência de evaporadores e concentradores, onde a evaporação solar aumenta gradativamente a concentração de sais, até o ponto em que a salmora está saturada de cloreto de sódio. Neste momento é transferida para os cristalizadores onde a precipitação do sal ocorre antes de haver a cristalização dos sais que possam contaminar o produto.

Este sal cristalizado é posteriormente colhido, lavado para retirada de impurezas e estocado em pilhas, ficando pronto para ser beneficiado e apresentando a seguinte composição média:

COMPOSIÇÃO MÉDIA DO SAL
DISCRIMINAÇÃO
MÍNIMO (em %)
MÁXIMO (em %)
Umidade
1,00
2,30
Insolúvel
0,04
0,08
Cálcio
0,04
0,07
Magnésio
0,03
0,05
Sulfato
0,14
0,22


O sal beneficiado e empacotado na CIMSAL são totalmente automatizados, sem nenhum contato manual, com qualidade de alto padrão distinta de acordo com sua finalidade.

LINHA
TIPO
EMBALAGEM
FOOD-SERVICE
Refinado.
Sachet 1g
CONSUMO HUMANO
Refinado, Moído e Grosso para Churrasco.
10x1 kg - 30x1 kg
CONSUMO INDUSTRIAL
Grosso, Moído, Triturado, Peneirado, Granulado e micronizado.
25 kg - 50 kg - Big-bag


Os equipamentos utilizados no beneficiamento do sal são totalmente construídos em aço inoxidável, instalados em duas refinarias com capacidade de produção de 30 ton/hora.