4 porções

Galeto
4 galetos inteiros de 700 g
200 ml de azeite sansa (2º moagem)
1 colher (sopa) de sal grosso Sosal
3 ramos de ervas frescas (salvia, alecrim, tomilho, manjericão)
1 chilli seco picado
20 rodadas pimenta-do-reino fresca
Raspas e suco de 1 limão siciliano

Humita
(creme de milho típico de países andinos sul-americanos)
½ litro de leite integral
200 ml de creme de leite fresco
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
1 colher (sopa) de azeite extravirgem
1 colher (sopa) de açúcar refinado
1 colher (chá) de páprica doce
1 colher (chá) de sal refinado Sosal
5 espigas de milho verde
1 cebola branca cortada em brunoise
1/3 de unidade de chilli seco picado

Salada de tomatinhos
200 g de tomates-cereja maduro cortados ao meio
4 colheres (sopa) de azeite extravirgem
4 colheres (sopa) de suco de limão siciliano
4 pitadas de flor de sal Cimsal
1 cebola roxa cortada em plumas (fatias bem finas na transversal)
1 maço pequeno de folhas de coentro
1 jalapeño grelhado cortado em rodelas finas

Galeto
1 Em um recipiente, coloque os galetos abertos com a pele para baixo e tempere com o suco e suas raspas, as ervas desfolhadas, azeite, sal grosso, e pimenta. Deixe marinar por 1 dia. 2 Com espetos de aço, perfure cada galeto, atravessando-os das coxas às asas. Deixe grelhar em brasa média por 30 minutos. Vire-o sempre, em todos os lados (outra opção é assá-lo ao forno a 180ºC por 30 minutos).

Humita
1 Corte a cebola em brunoise pequena e reserve. 2 Em uma panela grande, disponha a manteiga e o azeite para derreter no fogo brando. 3 Em seguida, coloque a cebola cortada e cozinhe em fogo bem baixo até “caramelizar”. 4 Bata no liquidificador o milho verde de 4 espigas (reserve a quinta) com metade do leite. 5 Peneire para tirar as cascas e misture com a outra metade do leite e o creme de leite. 6 Corte os grãos de uma espiga e reserve. 7 Quando a cebola começar a dourar por completo, coloque o açúcar e deixe caramelizar por mais 2 minutos. 8 Adicione o milho ralado com o leite e o creme na panela em fogo médio, e mexa sempre para não queimar (se necessário, caso engrosse demais, coloque mais leite aos poucos). 9 Mexa sempre. 10 Após 20 minutos, coloque os grãos de milho, o chilli, sal e páprica. 11 Cozinhe por mais 10 minutos, tire do fogo e guarde em um recipiente.

Salada de tomatinhos
1 Misture os tomatinhos com as plumas de cebola, as folhas de coentro e tempere com azeite, limão siciliano e a flor de sal Cimsal.

Finalização
1 Na hora de servir, coloque a humita no prato (ou num recipiente de barro), polvilhe queijo parmesão e açúcar refinado e queime com um maçarico ou, se preferir, leve ao forno a 200º C por 5 minutos ou até dourar. 2 Disponha o galeto ao lado da humita, a salada de tomatinhos sobre humita e as rodelas de jalapeño sobre a salada.

Loading Facebook Comments ...

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO