top of page

SOMOS A CIMSAL

A CIMSAL – Comércio e Indústria de Moagem e Refinação Santa Cecília Ltda., indústria salineira fundada em 1974, possui Matriz em Areia Branca/RN, e Filiais em Mossoró/RN, Fortaleza/CE e São Bernardo do Campo/SP, tem como objetivo no contrato social a produção, extração, moagem e refino do sal marinho. 
 

O parque indústrial é formado pelas Salinas Pedrinhas e Uirapuru. Além da atividade de produção e extração de sal marinho por evaporação solar, está estruturado com modernos processos de Refino e Moagem do produto sal, para atender a diversos segmento de mercado consumidor, em especial: alimentação humana, animal e indústria química. 
 

Com uma área de produção de aproximadamente 3.000 hectares, está entre as três maiores empresas produtoras de sal por evaporação solar do Brasil. Alcançando uma produção de mais de 600 mil toneladas de sal por ano, o que faz dela uma empresa de referência nacional.

CIMSAL-drone.jpg

Nossa Missão 
Fornecer sal marinho de qualidade para todos os fins.

Nossa Visão 
Torna-se líder de mercado pela qualidade dos produtos e seriedade dos serviços. 

Nossos Valores 
Ética; Honestidade; Disciplina; Qualidade; Respeito; Compromisso; Responsabilidade social e ambiental; Confiança mútua: clientes internos e externos.

Política da Qualidade e Segurança de Alimentos 
- Produzir alimentos seguros, com qualidade, satisfazendo os requisitos legais e dos clientes.
- Garantir a competência dos colaboradores e desenvolver a cultura de segurança de alimentos.
- Assegurar a comunicação eficaz com as partes interessadas. 
- Manter o comprometimento com a melhoria contínua do SGQSA.

ADMINISTRAÇÃO

• Gestão integrada e informatizada, baseada no sistema ERP com suporte Microsiga;

• Equipe de vendas altamente qualificada, onde cada cliente possui seu supervisor responsável, proporcionando um atendimento diferenciado;

• Compras e suprimentos com fornecedores com eficiente monitoramento de estoques e programação de pedidos e entregas;

• Contínuo investimento em seus colaboradores internos com base no Plano de Treinamento através de cursos e palestras motivacionais;

• Plano interno de benefício à saúde;

• Sistema de melhorias contínuas através de auditorias, inspeções e controle de processos em todas as áreas da empresa.

Fachada do Escritório Central da Cimsal

QUALIDADE

Selo 1ª do Brasil
Selo ISO 9001
Selo APPCC
Selo IBAMA Empresa Homologada e Certificada
Selo Empresa Amiga da Natureza
Selo produzido com energia verde
Selo BPF Boas práticas de fabricação
Selo Sal - Segurança Alimentar
Selo Programa Alimentos Seguros PAS

A Cimsal se preocupa em manter a integridade e a qualidade do sal produzido e comercializado, a empresa mantém três laboratórios próprios, sendo dois na Salina Pedrinhas e um na Salina Uirapuru com equipe constituída por dois químicos habilitados pelo Conselho Regional de Química além de Tecnólogos na área de alimentos. 

Como forma de garantir maior segurança alimentar, na Salina Pedrinhas um dos laboratórios está situado na área de beneficiamento. 

As análises em amostras de sal são feitas em intervalos de 15 minutos. Os laboratórios de química processam centenas de analises por mês, para monitorar a qualidade do sal produzido das salmouras ao longo do processo, especialmente daqueles com os quais são alimentados e drenados os cristalizadores, onde o sal se precipita. 

Colaborador no laboratório de qualidade fazendo testes de qualidade

• FDA - FOOD AND DRUG ADMINISTRATION Agência federal do departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, um dos departamentos executivos federais norte-americanos que certifica a empresa e produtos para entrada no País. 

• Certificado ISO 9001:2015 Certificado Nº SGQ – 3041 efetivado em 09/03/2012 pela TÜV Rheinland pelo atendimento a Norma Técnica NBR ISO 9001:2015. 

• Certificado PAS (Programa Alimentos Seguros) Ferramenta da qualidade APPCC - Análise e Perigos e Pontos críticos de Controle que usa a produção de um alimento seguro. 

• B.P.F (Boas Práticas de Fabricação) Procedimentos específicos para a garantia da higienização dos processos e produtos. 

 Gestão da Qualidade Oferecendo produtos e serviços que atenderam os requisitos dos clientes, objetivando aumentar cada vez mais a sua satisfação. 

• Controle e análise de todos os seus insumos no ato do recebimento Garantia de qualidade e da composição dos produtos finais. 

• Rastreabilidade de produto. Rigoroso controle de lotes fabricados. 

• C.I.P (Controle Integrado de Pragas) Visa prevenir a contaminação provocada pelas pragas e vetores urbanos. Todo o procedimento possui acompanhamento presencial com emissão de laudos e certificados. 

• APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle) (clique para ver certificado) Parte integrada do Sistema de Gestão da Qualidade e Segurança de Alimentos e está definido e mantido pela equipe da qualidade e segurança de alimentos, devidamente qualificada e treinada nos procedimentos internos estabelecidos. 

• Sistema de Manutenção Preventiva dos Equipamentos Rigoroso plano de manutenção implantado visando à disponibilidade da planta da fábrica e segurança alimentar. 

• SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) Equipe composta por Médico do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho e Técnico de Segurança desenvolvendo ações juntos aos colaboradores no alerta aos riscos no ambiente de trabalho e promovendo ações para neutralizá-los ou eliminá-los. Sempre visando à promoção da saúde, prevenção de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais. 

• CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) Comissão composta por representantes da Cimsal e colaboradores que trabalham em conjunto elaborando planos de ações que possibilite a prevenção na solução de problemas de Segurança e Saúde no Trabalho. 

• Compromisso com o Meio Ambiente A CIMSAL desenvolve ações de proteção ao meio ambiente nas áreas das salinas e, através de uma comissão interna de meio ambiente (CIMA), realiza um trabalho de conscientização com seus colaboradores internos, incentivando-os a disseminar uma cultura de conservação ambiental. 

• Responsabilidade Social Gerindo ações em prol aos colaboradores internos e comunidade na qual está inserida. 

• Manual do Colaborador Interno Parte integrante do contrato de trabalho de cada funcionário. No mesmo está contido as Normas Internas de Segurança, normas e procedimentos disciplinares, regras de conduta e ética, além dos procedimentos operacionais. 

AÇÕES SOCIAIS

Cidadania 

 Comprometida com ações que visam o desenvolvimento social da população, a CIMSAL participa de eventos e executa doações com a finalidade de enaltecer o espirito solidário. 

Logos da APAE Associação Peter pan e ABRACE

 A CIMSAL desenvolve os seguintes projetos:

1. Programa PCD

Abrimos as portas para um futuro inclusivo, proporcionando oportunidades de emprego especialmente destinadas a pessoas com deficiência. Se você deseja fazer parte deste programa, estamos ansiosos para receber o seu currículo em uma de nossas unidades. Juntos, construímos um ambiente que celebra a diversidade e valoriza cada indivíduo.

2. Jovem aprendiz

Em uma colaboração notável com o SENAC e CIEE, estamos orgulhosamente envolvidos no Programa Jovem Aprendiz. Através dessa iniciativa, abrimos as portas para jovens entre 14 e 24 anos incompletos, oferecendo-lhes oportunidades valiosas de emprego e desenvolvimento.

Nossa dedicação a esta causa não é apenas uma oportunidade, é um compromisso. Estamos empenhados em nutrir o potencial e o crescimento pessoal de jovens promissores, proporcionando-lhes uma jornada significativa de aprendizado enquanto contribuem para nossa equipe.

Ao participar do Programa Jovem Aprendiz, estamos moldando mentes jovens, fortalecendo habilidades e criando trajetórias que brilharão no futuro. Um investimento no hoje que rende resultados brilhantes amanhã.

3. APAE

A Cimsal foi premiada com o Selo Empresa Amiga da APAE – Mossoró em 2011. Continuamente a empresa colabora para os programas de atendimento especializado da instituição.

4. Abrigo Amantino Câmara

Doação e arrecadação entre seus colaboradores , familiares e amigos alimentação e produtos de higiene pessoal para serem doados aos idosos do abrigo.

5. Dia das Crianças

No mês de outubro, nossa empresa celebra o Dia das Crianças de uma forma mais que especial. Realizamos a entrega de brindes e lanches carinhosamente preparados para as crianças do ensino infantil das escolas nas comunidades de Piquiri e Pedrinhas, regiões que abrigam nossas unidades industriais.

Acreditamos que cada sorriso é um presente, e nossa alegria é multiplicada ao ver o brilho nos olhos dessas crianças. Esta ação reflete nosso compromisso com a responsabilidade social e com a comunidade ao nosso redor. Além de ser um gesto de carinho, é uma maneira de retribuir e semear alegria em corações jovens.

O Dia das Crianças é um lembrete de que o amor, a atenção e a generosidade são os verdadeiros presentes que podemos oferecer. Agradecemos a todos que fazem parte deste momento especial e que ajudam a criar memórias felizes para as futuras gerações.

6. Natal das Crianças

Seguindo o exemplo do Dia das Crianças, a CIMSAL prepara com carinho o Natal das crianças do ensino infantil que vivem nas comunidades de Pedrinhas e Piquiri.

Nesta época de celebração e generosidade, estendemos nossos braços para criar momentos mágicos e inesquecíveis para os pequenos. Com alegria e dedicação, compartilhamos presentes e sorrisos, espalhando o espírito natalino por cada cantinho dessas comunidades.

O Natal das Crianças é um reflexo do nosso compromisso em nutrir o futuro e cultivar laços de amor e solidariedade. Agradecemos a todos que fazem parte dessa iniciativa e contribuem para aquecer os corações das nossas crianças no Natal.

7. Verão Limpo

Durante o mês de janeiro, nossa empresa se orgulha de apoiar uma iniciativa que visa tornar nossas praias mais limpas e saudáveis. Patrocinamos as camisas para a realização de uma operação de limpeza nas praias do município de Areia Branca (RN), onde contamos com a participação ativa de nossos colaboradores e dos moradores locais.

Acreditamos que a preservação ambiental é um compromisso coletivo, e essa ação é um reflexo do nosso desejo de contribuir para um ambiente mais sustentável e consciente. Unindo esforços, estamos fazendo a diferença em prol de um verão com praias ainda mais belas e livres de resíduos.

Juntos, estamos construindo um futuro mais limpo e preservado para as gerações vindouras. Agradecemos a todos que fazem parte deste movimento em prol da natureza.

8. Projeto Recuperação de Manguezal

Nossa iniciativa visa revitalizar os ecossistemas de manguezal através de uma ação direta: o cultivo de mudas em nossas instalações, seguido do plantio em áreas internas onde a presença do mangue é escassa. As áreas de plantio são criteriosamente escolhidas, focalizando locais com pouca vegetação nativa. Este projeto assume uma função fundamental na revitalização da cobertura vegetal original do ecossistema de mangue, desempenhando um papel crucial na preservação da mata ciliar e proporcionando vantagens notáveis ao rio, como a redução da erosão. Cada muda plantada é um passo em direção à renovação da nossa natureza e à preservação de um ecossistema vital.

9. Projeto Margem Viva:

Nossa visão abraça um compromisso com a restauração ambiental, através do plantio diversificado de 20 espécies distintas, em zonas deterioradas nas margens do Rio Apodi-Mossoró. Este projeto ganha vida fora dos limites da nossa empresa, sendo uma extensão do nosso propósito. O alcance total da plantação se estende por 29,18 hectares, fragmentados em várias áreas menores, ao longo do curso do rio. A fase inicial, compreendendo 50% dessa extensão (14,59 hectares), está atualmente em progresso ativo.

A relevância deste projeto ecoa na restauração abrangente de áreas onde a mata ciliar foi parcial ou completamente removida por intervenções externas. Essas ações prejudicaram a estabilidade do rio, desencadearam erosão alarmante e tiveram impactos negativos sobre a rica diversidade de flora e fauna nativa. Com o Margem Viva, trabalhamos incansavelmente para corrigir esses danos, criando um futuro onde a vitalidade da natureza flua harmoniosamente com a comunidade ao redor."

10. Treinamento em Educação Ambiental

Comprometidos com nosso ecossistema hipersalino, oferecemos treinamento abrangente a todos os nossos colaboradores. Essa capacitação é ministrada por especialistas da área, sejam eles contratados externos (SENAI, consultorias) ou profissionais qualificados internamente.

O coração deste treinamento reside na necessidade vital de cada membro da equipe compreender profundamente o ambiente no qual operamos. Ao conhecer nossa envolvente, cada indivíduo pode contribuir de maneira mais efetiva para o setor ambiental, um dos pilares cruciais no qual temos intensificado nosso foco. A crescente demanda e a importância do setor ambiental nos desafiam a uma atenção constante e ações eficazes.

Cada treinamento é um passo rumo à nossa visão de harmonia entre operações e meio ambiente. Juntos, moldamos um futuro sustentável.

11. CIMA

A Comissão Interna de Meio Ambiente - CIMA, um grupo diversificado de especialistas oriundos de diferentes departamentos da empresa (produção, beneficiamento, manutenção e mais). Reunimo-nos regularmente, uma vez por mês, e extraordinariamente sempre que necessário, para debater, deliberar e decidir sobre assuntos ambientais na nossa filial.

Esta comissão desempenha um papel crucial na conscientização de todos sobre questões ambientais, nas diretrizes das licenças emitidas por órgãos competentes e no aprimoramento da limpeza e conservação de toda a área da unidade. Além disso, mantemos nossos conhecimentos atualizados com as constantes mudanças nas leis ambientais.

A CIMA é um exemplo concreto do nosso compromisso com a excelência ambiental e demonstra como, através da colaboração de todas as áreas da empresa, podemos avançar na busca pela sustentabilidade. Juntos, moldamos um ambiente mais saudável e consciente para o futuro.

MEIO AMBIENTE

DELIMITAÇÃO DE NOVA ÁREA PARA REPLANTIO DE MANGUE. 

Consolidando as práticas de preservação e recuperação das áreas de manguezal no âmbito da “Proposta de Recuperação de Áreas Degradadas do Manguezal no Estuário de Rio Apodi-Mossoró (RN)”, a CIMSAL delimitou mais uma área para plantio de espécies de mangue, localizada à margem da BR 110, Km 07, próximo a bomba elevatória nº 02 (B-2). Com duração de 4 horas, a Cimsal, desde 2004, treinou aproximadamente 1.000 colaboradores dentro do programa de Educação Ambiental.

Os trabalhos de recuperação da área já foram iniciados, sendo plantadas as seguintes espécies de mangue: Avicennia germinans e Laguncularia racemosa. Nessa mesma área também serão abertos canais para melhorar o fluxo e o refluxo da maré, propiciando um ambiente mais favorável para o desenvolvimento das espécies.

Rio-Cimsal-Fotos-Drone6.jpg

A Comissão Interna de Meio Ambiente (CIMA) vem acompanhando esse trabalho de perto, apoiando esta ação de suma importância para a preservação da biodiversidade desse ambiente hiper-salino, como comenta o Vice-Presidente da CIMA Alison Bruno Borges de Sousa: “A CIMSAL, através desse projeto de recuperação do manguezal, mostra a sua preocupação com o meio ambiente no qual está inserida, destacando-se como uma das empresas que preserva a natureza”.

Preservar e recuperar as áreas de manguezal é o grande desafio lançado para esta geração; a CIMSAL vem desenvolvendo seus projetos para vencer esse desafio.

– Educação Ambiental

Com duração de 4 horas, a Cimsal, desde 2004, treinou aproximadamente 1.000 colaboradores dentro do programa de Educação Ambiental.

O curso abrange temas diretamente ligados à preservação do meio ambiente abordando a importância do manejo ecológico de salinas, resolução de problemas ambientais globais e locais, bem como explanação das novas perspectivas nas explorações nas salinas.

– Ser Sustentável

Muito além de conscientizar a população sobre a importância de proteger e fazer o uso sustentável dos recursos naturais, a proposta maior da educação ambiental é a construção de sociedades sustentáveis. É preciso despertar em todos a consciência de que o ser humano é parte do meio ambiente. Estamos falando aí da sua capacidade de transformar o meio em que vive, mudando o seu comportamento e fazendo escolhas conscientes. Isso faz a diferença no impacto ambiental, social e econômico.

É com esse propósito que a Cimsal vem trabalhando e buscando mecanismos, praticando uma série de atividades e ações em prol a preservação do meio ambiente visando à melhoria da qualidade de vida da população e em especial de seus colaboradores, familiares e comunidades adjacentes as suas unidades.

Desde o ano de 2003 a Cimsal vem aplicando em suas unidades, medidas de melhoria contínua do ECOSSISTEMA, como um todo, não somente no processo produtivo em si, mas com uma visão mais globalizada.

Entre elas destacamos:

– Toda a salmoura utilizada no processo de lavagem mecânica do sal colhido é reutilizada dentro de suas próprias áreas de fabricação, ou seja, as mesmas são misturadas a outras salmouras, em etapas anteriores aos cristalizadores;

– Grande parte das salmouras de dreno dos cristalizadores são misturadas ao processo de fabricação do sal, diminuindo muito o volume de efluentes líquidos, que são drenados para o rio Mossoró, local natural de descartes dessas águas mãe, pelas salinas da nossa região;

– Os copos descartáveis utilizados pela empresa, são reutilizados na primeira etapa do programa de preparação de mudas de mangues, para reflorestamento das margens do rio Mossoró, em frente às salinas de sua propriedade. Mais de 10.000 mudas já foram preparadas e plantadas nas margens do rio;

– Utilização de pneus velhos na proteção de paredes internas das salinas, evitando a erosão das mesmas. Já utilizamos cerca de 7.500 pneus dos mais variados tamanhos entre de carros pequenos e de caminhões;

– Contratação de empresa especializada em gerenciamento ambiental para dar apoio, suporte, sugestões, treinamentos etc. tanto aos funcionários como à direção da empresa, visando não só se adequar às exigências requeridas como também trabalhar em melhoramentos outros na área ambiental.

Não desperdice, reuse

A palavra de ordem no mundo hoje é a sustentabilidade. A ideia é reutilizar e, por meio do lixo, recriar vidas, pois com a reciclagem temos uma fonte geradora de emprego, renda e promotora de cidadania.

A ação do projeto, com total apoio e acompanhamento da Diretoria da Cimsal, trabalha o processo de reaproveitamento da seguinte forma:

– A água de chuva, coletada pelas calhas nos telhados, é armazenada em uma cisterna no subsolo. Atualmente a mesma é exclusivamente utilizada nas lavagens de máquinas e veículos;

– Os copos descartáveis utilizados pela empresa são reutilizados no processo de preparação de mudas de mangues para reflorestamento do Rio Mossoró;

– A salmoura utilizada no processo de lavagem mecânica do sal colhido é reutilizada no processo de fabricação do sal, diminuindo dessa forma a quantidade de águas-mães que são descartadas para o Rio Mossoró quando a mesma apresenta-se em maré alta;

– Reutilização de sucata nobre de ferro;

– Resíduos de plásticos e papel avariados são coletados mensalmente por empresa de reciclagem;

– Óleos lubrificantes usados são armazenados em reservatórios de 200 litros onde são coletados por empresa especializada em reciclagem licenciada pelo IDEMA – Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente;

– Reutilização dos depósitos de óleos lubrificantes para confecção de coletores de lixos;

– Reutilização de chapas de forro de PVC para confecção de placas de sinalização e informações;

– Reutilização dos tecidos de manta de polipropileno dos big-bags nas cercas de contenção de espumas nos paredões da salina;

Projeto de replatio de mangue na Cimsal

Verde que te quero verde

A Cimsal atendendo a parceria formalizada entre o Ministério Público e IDEMA está inserida no Projeto Margem Viva que visa recuperar as áreas de mata ciliar nas margens do Rio Mossoró.

Oficialmente posto em prática desde Janeiro de 2011, para o enquadramento do projeto foi assinado entre a empresa e os referidos Órgãos o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) em razão da compensação ambiental por Área de Preservação Permanente (APP).

Mudas das mais variadas espécies dentre elas Carnaúba (Copernicia Speciosa), Oiticica (Licania rígida), Angico (Anadenanthera sp.), Sabiá (Mimosa caelsalpiniifolia), Juazeiro (Sizyphus joazeiro) e mais 11 tipos serão replantas em caráter prioritário pela Cimsal em aproximadamente 14,5 há correspondendo a cerca de 18.000 mudas.

Para o Diretor-Presidente da Cimsal, Herbert Vieira, esta realização reforça a imagem da empresa como referência nacional no ramo salineiro, contribuindo para que o nosso planeta gire sempre na direção de um futuro cada vez mais verde e promissor. “A atenção que a Cimsal dedica ao futuro está relacionada às pessoas que vão viver neste futuro: nossos filhos, netos, bisnetos e todas as gerações seguintes”. Ressalta.

bottom of page